Quem não quer perder uns kilinhos? Eu estou desde o ano passado em processo de emagrecimento. Comecei com 102kg em setembro e de acordo com a ultima pesagem oficial, estou com 92,300kg. Estou fazendo tudo no meu ritmo, sem pressa,respeitando meu ritmo de vida.

Nesse processo encontrei vários aplicativos para  smartphones (android e IOS) voltados para o emagrecimento. Ja testei, instalei e desinstalei vários. E dois deles ganharam o meu coração, são os meus apps de uso diário. São eles: MyFitness Pal e Endomondo.

O My fitness pal eh, para mim um dos apps mais completos atualmente. Ja o havia instalado tempos atras, mas ele era todo em ingles, o que complicava muito, ja que os alimentos e o sistema métrico eram totalmente diferentes. Agora ele está disponivel totalmente em português, Oba! Voltei a usa-lo ha pouco mais de um mês.

A partir de uma anamnese (idade, altura, peso atual, meta, nivel de atividade fisica e quantos gramas ou kg vc quer eliminar por semana) o app calcula uma quantidade de calorias diárias para você – e a quantidade de kcal que ele me deu, eh igual ao que uma nutricionista havia me dado tempos atrás. Ou seja: pode confiar.

Exemplo de uma tela do My Fitness Pal. O tamanho nao permite ver a tela toda, mas ajuda a entender como funciona.

Voce lanca seu cardapio no app, e ele vai contabilizando e te mostrando o quanto de kcal vc ja gastou. Se vc comer muito menos do que o recomendado, vai receber uma mensagem de alerta. Quando completa o seu registro, o app te da uma msg: se vc se alimentasse assim diariamente, voce teria x kgs em 5 semanas. Tem me ajudado muito a identificar o que eu como e fazer escolhas mais saudaveis ao logo do dia.

Voce pode incluir os alimentos manualmente no banco de dados do My FITNESS PAL, e se seu celular tiver codigo de barras, vc pode inserir os alimentos diretamente lendo as informacoes do codigo de barras do seu alimento. Demais! 

Conforme seu peso for mudando, vc atualiza seu perfil e o app recalcula(se necessário) suas kcal diárias.

O MY FITNESS PAL pode se sincronizar com diversos apps de atividade fisica. Como eu ja uso o Endomondo desde 2011, procurei e não é que eles se sincronizam? Então funciona assim: Cada atividade fisica que eu faço, eu uso o endomondo para registrar, ver kcal gastas, etc. Assim que eu termino a AF, o ENDOMONDO manda pro MY FITNESS PAL a quantidade de kcal gastas na atividade fisica, e ele recalcula a quantidade diária de kcal para aquele dia. Interessante, não?

Se você quiser incrementar o uso do endomondo, pode adquirir um monitor cardiaco com bluetooth que seja compativel com o aplicativo, de acordo com o seu telefone. Com isso o app também le seus batimentos cardiacos. Um verdadeiro personal trainer de bolso!

Exemplo de um resumo de atividade do endomondo

Deu pau no celular? Tá sem crédito? Sem problemas: 02 dois aplicativos podem ser atualizados via PC.

Tenho usado os 02 aplicativos no meu dia-a-dia  e A-M-A-D-O. Uma forma simples e gratuita de controlar seus habitos, medir sua performance na malhação, e emagrecer!

Recomendo!