Não importa quantos kgs nós precisamos emagrecer  - começar – ou Recomeçar, é sempre difícil. 
A primeira coisa é entender que emagrecer é um processo que leva tempo. E acontece de dentro pra fora. O emagrecimento é o resultado de mudança de hábitos e comportamentos. Aqui listo algumas coisas que funcionaram/funcionam para mim, e que espero que possa ser de ajuda para alguém:

1)      Um bom exercício é reconhecer os comportamentos que precisam ser mudados. E nem sempre é fácil olhar para dentro de nós mesmos... experimente anotar, por alguns dias seus comportamentos alimentares e emoçoes envolvidas. O que come, que horas, e PORQUÊ come. Teve um aborrecimento e quando viu estava devorando um chocolate? Chegou super cansada do trabalho e come algo super gostoso pensando “Eu mereço, tive um dia muito difícil e preciso relaxar”? A comida estava à mesa e você foi repondo comida no prato repetidas vezes aos pouquinhos, até sair da mesa empazinada? Esses comportamentos sao comuns a maioria de nós, e nem sempre temos consciência deles, se tornam quase que automáticos ao longo do tempo. Então o primeiro – e mais importante exercicio do emagrecimento é: APRENDA A CONHECER A SI MESMO(A). Identificando os gatilhos que nos levam a comer mais do que precisamos, conseguimos trabalhar nesses comportamentos e nos policiar.

2)      Eu sugeriria NAO CONTE A NINGUÉM QUE VC DECIDIU EMAGRECER. Muitas de nós ja comecamos e falhamos várias vezes. E precisamos reconquistar a NOSSA AUTO- CONFIANÇA. As vezes anunciamos que vamos comecar um processo emagrecimento buscando apoio, e levamos tantas criticas ou comentarios do tipo “Será que dessa vez vai? Quero ver...” que ficamos desanimadas. Entao, vamos guardar isso pra nós. Ou vamos compartilhar esse processo com quem esta no mesmo caminho que nós -   amigos que tambem estao de dieta, grupos em midias sociais sobre emagrecimento...busque apoio de quem REALMENTE PODE TE APOIAR! Se as pessoas do seu circulo social notarem e perguntarem pq você está comendo diferente, diga que está com algum problema de saude e precisou mudar a alimentação(o que alías, não deixa de ser verdade..rsrsrs). Pq dieta por causa de doença, as pessoas respeitam. Mas se falarmos que é para emagrecer, começam a nos testar!!!!

3)      Antes que pensar em qualquer forma de dieta, é importante sabemos como anda a nossa saúde. É recomendável buscar fazer um exame de sangue, para ver como andam indices de glicose, colesterol, enzimas hepáticas, tireóide, ácido urico, e o que mais o médico julgar necessário a cada caso. Se encontrado algo que precise ser tratado, a alimentação podera ser direcionada nao apenas para emagrecer, mas para tratar o problema encontrado.

4)     Consultar o médico também é importante ANTES de começar qualquer atividade física, para ter certeza de que suas condições físicas permitem fazer exercicios.

5)      Fez todos os exames e está tudo bem com a saúde? Então mãos a obra!!!

6)     O ideal é procurar uma nutricionista ou nutrólogo para direcionar nossa alimentação. Mas muitas vezes ja temos o conhecimento suficiente para comecar, basta voltar ao que faziamos antes. Mas se está comecando pela primeira vez, é bom procurar orientacão profissional. Existem muitas informacoes na internet que são úteis. Mas o BOM SENSO deve prevalecer sempre! SAÚDE deve ser a prioridade. Dietas excessivamente restritivas só devem ser feitas com orientacao e acompanhamento medico. E ainda assim, por tempo limitado!

7)      Quantos kgs precisamos emagrecer? 5?10?20?30?Mais? Nao importa. Para perder todos os kgs, é necessário perder o primeiro kg, depois o segundo...e assim por diante. Então vamos pensar apenas no proximo kg a ser vencido. Devagar, chegaremos lá!

8)      Aprenda a recompensar-se (NAO COM COMIDA, CLARO!) por cada conquista durante o processo de emagrecimento. Muitas vezes durante o processo conquistamos coisas que nem nos damos conta, e nao celebramos! Provou um alimento saudável e gostou?  Conseguiu consolidar um novo e bom hábito? Consegue fazer coisas que não fazia quando comécou? CELEBRE! PARABENIZE A SI MESMA!!! Precisamos nos auto-motivar durante todo o caminho que nos levará ao peso que queremos. E toda conquista deve ser valorizada! Parabenize-se se dando um mimo: compre uma bijouteria, pegue um cinema, faça qualquer coisa que te dê prazer – e que NAO SEJA RELACIONADO A COMIDA.


9)      Falando em prazer...você gosta de dançar? Cantar? Fotografar? Costurar? Ler?  Escrever? Qual foi a ultima vez que conseguiu dedicar um tempinho SOMENTE COM VOCÊ MESMA, com algo que realmente goste? Nossa vida é muito corrida, e como mulheres, donas de casa, profissionais e mães/madrastas, muitas vezes abrimos mão do que gostamos, em favor da nossa familia. Muito nobre de nossa parte. Mas nosso lado mulher muitas vezes se ressente disso. E transferimos o prazer dessas outras coisas..para a comida. Então, dentro do que o tempo e as condições de cada uma permitem..vamos aos poucos voltar a fazer o que gostamos. Quando temos outros prazeres, a comida deixa de ser nosso foco principal.


10)    INDEPENDENTE DO SEU PESO ATUAL – PERDOE-SE. Muitas vezes nos punimos por termos engordado. E nos punindo...COMENDO, num circulo vicioso dificil de ser quebrado! Ninguém se torna obeso porque gosta! Então vamos ver um olhar mais amoroso para nos mesmas. Um olhar de responsabilidade com o que precisa ser feito. Mas sem tanta recriminação. O que passou, passou. Agora é olhar para frente e mudar.

11)      Entenda que EM BUSCA DO ÓTIMO NAO SE FAZ O BOM. Nós mulheres temos a mania de nos cobrar perfeiçao. E se por uma refeicao saimos da linha, colocamos um dia inteiro, ou varios dias, a perder! Temos 52 semanas no ano. Inumeros aniversários, festas, e feriados. Mas sao 365 dias! Se nos alimentarmos corretamente a maior parte do tempo, nos sentiremos motivadas a manter o que conquistamos – mesmo em oacisoes especiais.

12)      Sabe aquelas roupas que nao cabem mais? Não se desfaça de todas. Bom, eu, Claudia, nao me desfiz de quase nenhuma. Na verdade tenho calcas guardadas ha 10 anos esperando que eu emagreca. MALUQUICE? Talvez. Mas elas representam a pessoa que eu ja fui e quero voltar a ser. E estão lá para me lembrar que preciso seguir minha estrada. De tempos em tempos eu mexo nelas, e descubro com alegria que algumas delas ja podem ser usadas. Isso nao tem preço! Então, antes de sair se desfazendo do seu guarda-roupa antigo, pense em como ele pode te servir de motivação.


São muitas as dicas. Se pensar em mais...posto aqui!