Ja falei sobre minha própria dificuldade em lidar com dinheiro, e como resolvi o problema. Se quiser conhecer minha história, leia aqui e neste aqui

Nao sou consultora financeira, nem entendo profundamente de finanças, mas entendo da dificuldade de fazer o salário caber no mes, pois esse tem sido meu desafio da vida inteira. Depois de anos de planejamento, organização e sim, sacrificios,a vida ficou bem menos sofrida financeiramente. E a idéia é falar do que deu certo pra mim, e que talvez possa funcionar para alguém.

Com paciência, disciplina, algum sacrifício e muita vontade de mudar, você consegue sair da roda-viva das dívidas e dormir pensando em outras coisas além de contas! Para isso, 05 passos são necessários para você se organizar de vez:

 1) Saiba quanto você ganha.
Nao ria. Se sairmos por aí perguntando quanto as pessoas ganham, muitas sabem dizer seu salário BRUTO. Mas poucas sabem dizer o seu salário LÍQUIDO –aquele que efetivamente entra na sua conta depois dos descontos. Então, para começar a se organizar, saiba quanto efetivamente você tem para viver.

Se você tem remuneração fixa a tarefa é simples: no(s) dia(s) do pagamento veja quanto efetivamente entra na sua conta . Esse é o seu salário liquido.

Se você tem remuneração variavel, existem duas situacoes:
- Há os que ganham remuneração fixa + comissao: Contabilize o fixo, e faça uma média semestral das suas comissoes para ter um valor aproximado da parte do variavel com que voce pode contar mensalmente.
- Se você ganha somente remuneração variavel: Primeiramente parabéns, você tem nervos de aço!(nao sirvo pra isso..rs) Vale a regra da média semestral também, para calcular um valor médio de salário.

2)Saiba quais sao suas despesas fixas.
Seja voce solteira ou casada, more com os pais, sozinha ou tenha sua própria família, trabalhe ou estude, a maioria de nós tem despesas fixas – aquelas despesas que se repetem mensalmente e tem dia certo para pagamento. Essas despesas precisam ser identificadas e o valor referente a elas precisa estar provisionado no nosso salário. Entao relacione todas essas despesas fixas para saber que parte do seu salario já está comprometido com elas.

Note que algumas despesas fixas têm valores fixos (ex:  tv a cabo, link de internet, prestação de imovel, condomínio, mensalidade de academia, etc), e outras tem valores variaveis, conforme consumo (luz, gás, agua, celular, telefone fixo, compras, etc).

É importante verificar esses valores variáveis e ver o que pode ser economizado:
  • Você tem o pacote mais econômico que sua operadora de tv ou celular pode oferecer?
  • Vale mesmo a pena continuar com celular pré-pago, ou um plano pós-pago hoje pode ser mais vantajoso (lembre-se que o minuto das ligações no sistema pré-pago é bem caro e a internet eh cobrada por dia)?  
  • Ha como reduzir sua conta de luz, água e gás, seguindo recomendações das concessionárias e observando desperdícios que podem ser evitados?
  • Você compra o que realmente precisa, ou corre na primeira liquidação e compra tudo pela metade do dobro? (muitas liquidações são engodos, é bom ficar esperta!).


Pense que seu salario é um só, e se você conter os gastos desnecessários, vai sobrar dinheiro para gastar com o que realmente quer, ou para quitar as dividas que eventualmente existam.

Falando nisso....

 3)Saiba quais sao suas dividas!
Quanto você deve? E a quem? Voce tem cheque especial, emite cheques pré-datados, compra cosmeticos em revista com a vizinha e roupas com a amiga que leva pra você ver, sai pra se divertir e parcela no cartão dos amigos...e esta tudo atrasado e voce nao tem idéia do quanto deve?
Relacione TUDO o que vc deve. Muita gente evita fazer isso dizendo – ah nao tenho como pagar entao prefiro nem ver. Mas a questao nao envolve apenas pagar as dividas, mas amadurecer como pessoa, e aprender a lidar com o dinheiro de forma consciente e responsável. Entao relacione todas as suas dividas, e comprometa-se consigo a criar um plano para quitá-las.

Bom, agora que você conhece seu cenário atual – quanto ganha, quanto gasta e quanto deve, pode comecar a planejar a sua vida. 

Se voce não tem dividas, parabéns, vá direto ao item 5. Se tem, leia o próximo item: 


4) Se você esta endividada...
- PARE DE GASTAR! Eh a primeira coisa a fazer. Se você tem cartões de crédito, quebre-os, ou guarde para EMERGÊNCIAS (leia-se questões de saude, ou coisas dessa gravidade. Uma liquidação da sua grife predileta com precos 70% off NÃO É UMA EMERGENCIA, combinado?)

- Dependendo da situação em que você se encontre, simplesmente nao eh possível negociar todas as dívidas ao mesmo tempo, o que significa dizer que você vai pagar somente o que for possivel e as demais vao continuar rolando e gerando juros (paciencia, voce se meteu nesse buraco, mas com paciência e organização você sai). Caso você tenha condições de fazer um empréstimo a juros menores do que suas dívidas atuais, e que lhe permita quitar TODAS AS DIVIDAS, pode ser uma alternativa. Mas isso só vai funcionar se você parar de gastar!

NOTA: Sobre minha própria experiencia: Mais de uma vez tomei empréstimos para quitar dividas, mas nao parei de comprar no cartão de credito. Resultado: Terminava com duas dividas para pagar - o empréstimo, e o cartão parcelado! Demorei mas aprendi - Nao cometa essa loucura! Se vai pegar o empréstimo COMPROMETA-SE E NÃO COMPRE NADA, OU COMPRE APENAS O ESSENCIAL ATÉ SAIR DO VERMELHO. 

Caso o empréstimo também nao seja possivel, veja o montante do seu orçamento que você hoje dispõe para pagar uma prestação, e tente fazer acordos com uma ou mais  dessas dividas para quita-la. Terminando essa, passe a outra. Até o final. Sim, seu nome provavelmente vai ficar negativado até lá. E muitas vezes com o nome negativado e sem crédito a gente descobre que consegue sim, viver sem tantas compras por impulso que costumamos fazer. É uma boa fase pra se observar. 

Atualmente existem feirões dos credores em que sao possíveis acordos com condições bem favoráveis para quitação de dívidas. Mantenha seus dados atualizados com seus credores. Assim voce vai receber todas as ofertas de quitaçao que eles fizerem e uma delas vai se encaixar nas suas possibilidades.

Aproveite todo e qualquer dinheiro extra (13, férias, comissoes) para quitar suas dividas. Lembre-se enquanto voce estiver devendo, qualquer planejamento que voce fizer, ficará furado.

Quando tudo terminar, SOME TUDO O QUE VOCE PAGOU. Coloque num papel, quanto dinheiro voce pagou em juros e encargos de dividas (eu fiz isso e tinha pago quase 30mil reais em dividas, da ultima vez) . Reflita honestamente: essas compras foram todas necessarias? Pense em todas as coisas que voce podia fazer esse gastasse esse dinheiro VOCE MESMA. E pense que voce eh capaz de juntar esse dinheiro – afinal voce se organizou para pagar suas dividas! Utilize esse periodo para refletir sobre a vida que voce quer ter – quer eternamente dar seu salario todo pros bancos, ou quer ter uma vida de verdade? Só depende de você! Pense nas viagens, cursos, em tudo o que voce poderia fazer ou conquistar com esse dinheiro que voce esta dando de graça pros bancos na forma de juros e encargos, por pura falta de planejamento. Voce merece uma vida melhor do que essa, nao acha?

Quitou todas as dividas, só tem agora despesas correntes? Parabéns, agora podemos conversar!

5) Algumas medidas que funcionam bem pra mim.
  • Mantenho um controle da minha vida financeira. Dependendo do seu estilo de vida, pode ser em papel, numa planilha de excel, num aplicativo (existem vários que cumprem bem essa função). Mas o fundamental é SAIBA o quanto você ganha, quanto você tem para pagar, e quanto voce tem livre para gastar com o que quiser (se é que você tem). Isso é fundamental para uma vida financeira organizada. No meu caso tenho o excel e um aplicativo (isso é papo para outro post). 
  • Tenho apenas UM cartao de credito, cujo limite é em torno de 30% do meu salário liquido. NOTA: Quando o banco me enviou o cartão ele tinha de limite quase a totalidade do meu salário (gasta,bobona!) . Eu imediatamente liguei para a operadora e pedi para diminuírem o valor para o que eu sabia que conseguiria pagar integralmente a fatura todo mês. Depois de muito tempo tentando convencer a atendente, ela reduziu.
  • Nao tenho cartão de N-E-N-H-U-M-A  LOJA.
  • Cartão de crédito fica em casa, so levo na bolsa quando sei que vou precisar dele.
  • Nao empresto cartao de crédito, cheque, nem faço compras em meu nome para N-I-N-G-U-É-M (Aqui incluindo amigos e parentes). Quando você faz compras em seu nome, VOCÊ é responsável pela divida. Se quem te pediu não pagar..azar o seu. E pense: Se alguem precisou pedir seu CPF emprestado é porque o da pessoa está “sujo”, negativado. E se ela nao teve o devido cuidado com o dela, o que a faz pensar que vai ter com o seu??? #AcordaBonita
  • Quando faco compras procuro comprar em dinheiro ja que muitas lojas oferecem desconto(pergunte sempre!).
  • Em alguns casos uso o cartão de crédito já que ele junta milhas que eu troco por passagens aéreas de tempos em tempos. Mas, nao importa o que aconteca, sempre pago a fatura integralmente. Pagamento minimo JAMAIS!
  • Mantenho duas contas bancarias: em uma fica o dinheiro destinado as despesas correntes. Na outra fica o dinheiro que esta livre para uso. Pode ser 50 reais – ele fica em outra conta. Isso evita que eu acidentalmente gaste o dinheiro que era da conta de luz por exemplo...Naturalmente o cartao dessa conta fica muito bem guardado para evitar deslizes.
  • Cheque Especial? Tenho, nessa conta das despesas correntes. Mas equivale a 20% do meu salario liquido (ou seja, eh um quebra galho mesmo), raramente uso, e dado o seu baixo valor, consigo cobri-lo muito rapidamente e o valor de eventuais juros também é pequeno. Meu banco também vive tentando aumentar o meu limite. NAO, OBRIGADO. Gasto meu dinheiro, acabou, acabou.
  • Faço o meu orçamento (despesas correntes) considerando APENAS o meu salário mensal - Nao incluo extras como férias e 13º salário como rendas para minhas despesas mensais (e o cheque especial muito menos néam?). Minha vida precisa caber no meu salário mensal!!! Assim quando esses valores extras entram eu os tenho livres para fazer o que quiser! Claro que imprevistos acontecem, mas é bem diferente de receber as férias e saber que nao vai sobrar um centavo nem pro cinema, porque tem que quitar o acordo do cartão de crédito. :( 
Parece impossivel? Pois eu te digo que ver seu mês fechar no azul, e  planejar suas férias sabendo que vai poder usar o dinheiro para fazer algo para si, ao inves de apenas quitar dívidas, vai dar outro ânimo a sua vida! 


E aí vai tentar? Como é sua relação com o dinheiro? Me conte sua experiência! 


E quando não se trata apenas das suas próprias finanças, mas do casal, ou da família?
Aguardem!

6 Comentários

  1. Adorei o post, Clau! Muito mais gostoso ler sobre finanças de gente como a gente do que de especialistas.
    Acredito que cartão de crédito e cheque especial são o que mais ferra a galera. A facilidade pra se conseguir e gastar sem pensar no amanhã dá rasteira em gente de todas as idades. Eu mesma fui "presenteada" com um cartão com limite do dobro da minha remuneração. Agora a bocó tá aqui pagando juros sobre juros - e olha que eu já tinha meus pais como exemplo aqui em casa, atolados em dívidas de cartões desde que me entendo por gente.
    Outra coisa que vejo afundar os servidores são os empréstimos consignados. É tão fácil conseguir que, eu que trabalhei em folha de pagamento, já vi várias pessoas com 2 folhas de contracheque tamanha a quantidade de empréstimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Prell! Tem muita gente que ja alcancou o primeiro milhao ensinando a gerenciar finanças, e também pra aprender muita coisa..rs Mas pra nos que ainda somos assalariadas,e temos que conviver com recursos bem limitados, fazer o salario caber no mês é dificil! Espero que te ajude. Quanto aos consignados, eu ja tive, e na epoca em que mencionei que fazia emprestimos para pagar dividas e continuava comprando (ALOKA) cheguei ao ponto de ter 3 consignados ao mesmo tempo (o que eh ate pouco, tem gente que tem mais) e 4 cartoes estourados - isso mais as despesas do mes. Foi quando eu decidi dar um basta. Levei alguns anos mas acabei com tudo isso, compro menos mas vivo em paz. Beijos!

      Excluir
  2. Quando fez este blog, acho que foi pensando em mim. Rsrsrs brincadeira! Excelente amiga. A sua antiga realidade tem tudo haver com a minha atual. Estou seguindo seis primeiros conselhos, lembra? Tudo está dando certo, agora vou continuar. Sair do poço sim, mas com dignidade! Um beijo grande, amei!

    ResponderExcluir
  3. Que bom Eliza! a sua realidade é a minha de até pouco tempo e a de muitas de nós mulheres. Somos incentivadas a torrar nosso dinheiro e ninguem nos ensina a administra-lo...só depois de bater muita cabeça é que a gente começa a aprender. Tomara que essas dicas te ajudem de alguma forma. Beijos e traz azamiga pra conhecer o cafofo!

    ResponderExcluir
  4. Hi, I enjoy reading your site! Is it okay to contact your through your email? Please email me back.

    Thanks!

    Cailyn
    cailynxxx gmail.com

    ResponderExcluir