Emagrecer costuma ser a preocupação principal das pessoas hoje em dia. Algumas tem real razão para estarem preocupadas – a obesidade já é considerada uma epidemia mundial pela Organização mundial de Saúde. Mais de 1 bilhao de habitantes no planeta sofrem com excesso de peso. E desses, pelo menos 300 milhoes sao obesos. A ciencia ainda nao consegue explicar exatamente porque alguns nascem predispostos a ser obesos e outros nao. Mas é fato que as atitudes e comportamentos ao longo da vida determinam quem será ou nao obeso. Entao se você nasceu com a famosa "tendencia para engordar", como eu, bemvinda ao clube, engole o choro e vamos conversar! 



Existe vasto material na internet falando de dietas e exercicios, entao meu foco aqui será falar em ATITUDES  e PENSAMENTOS que emagrecem. A obesidade é acima de tudo uma doença comportamental. Emocional. Nós engordamos porque muito cedo em nossa vida aprendemos a associar a comida a prazer, a alívio, e a usamos como anestésico, como muleta, como amiga, como consoladora. E quebrar esse vínculo emocional – quase um cordão umbilical – é o primeiro passo para conseguir equilibrar a relação com os alimentos.  

Meu blog foi por muito tempo exclusivamente sobre emagrecimento, então há vários textos sobre o assunto. Seguem links de textos anteriores:




Bom, se você leu os textos anteriores ja deve ter entendido como eu penso a questao do emagrecimento.  Emagrecer acontece de dentro pra fora. Acontece quando voce se reequilibra, coloca suas emoções no lugar. A chamada compulsao alimentar eh uma sensacao de urgencia: algo tira você do seu estado de calma e a primeira coisa que voce pensa é em comer para se acalmar. Mas se você JÁ TIVER APRENDIDO A BUSCAR OUTRAS ALTERNATIVAS ALEM DA COMIDA, POSSIVELMENTE VOCE NAO VAI SE JOGAR NA COMIDA COMO ESCAPE. Emagrecer acontecerá acima de tudo quando você parar de se martirizar e encarar o processo da forma mais leve e adequada. 

Então:

- ESQUEÇA A EXPRESSÃO “PRECISO EMAGRECER”. Tira isso da cabeça, amiga. Você nao precisa apenas emagrecer. Você precisa se cuidar. Por amor a si mesmo(a), por amor ao corpo que DEUS lhe deu e você tanto preza.

- ESQUEÇA PRAZOS. – Esqueça o “emagrecer para o casamento, para a formatura, para a viagem XYZ”. Seus cuidados com seu corpo sao para a vida toda. Quando você passa a pensar assim, deixa de se dar “férias da dieta” – aquele periodo em que você se entope de bobagem, engorda horrores e tem que voltar ao começo – se sentindo culpada, frustrada e com dificuldade de recomeçar. Se é para a vida toda, cada evento desses terá sua importancia, mas como seus habitos serao para sempre, você depois de um tempo chegará ao ponto de nem precisar fazer nada especial, pois já estará em forma NATURALMENTE.

- PENSE EM TUDO COMO UM INVESTIMENTO EM SI MESMA. Considere todas as ações que voce vai tomar como um INVESTIMENTO em si mesma, nao como um SACRIFICIO. Você vai se alimentar e se exercitar nao apenas para ficar mais leve. Mais para ter mais disposição, pele, unhas e cabelos mais fortes, um corpo que funcione melhor como um todo. E acho que você vale o investimento, nao?

- CUIDADO COM SUA RELAÇÃO COM A BALANÇA. – Pára tudo! Eu li direito? Cuidado com a balança? Sim. A balança mede o seu peso corporal. Legal. Só que quando você está num processo de emagrecimento, seu corpo começa uma revolução – pense num organismo que durante muito tempo recebeu kilos de alimentos industrializados, sodio, acucar, farinha branca, etc. E de repente voce resolve parar com tudo e comecar uma alimentacao diferente. É um choque pro organismo. Isso explica porque na primeira semana as pessoas costumam ver um emagrecimento significativo – desincham, veem 2, 3kg a menos e ficam super felizes. Mas depois a balanca nao mostra tudo isso, ou por que estamos de TPM, ou pq rolou uma constipacao, ou porque retivemos liquido, ou mesmo porque nosso organismo eh mesmo misterioso e nao emagrece matematicamente como a gente imagina...ai o numero da balanca empaca, e vem o desânimo, ou – pior – se compensa o desânimo – comendo! E ai a pessoa engorda de verdade!

Nao proponho abandonar a balanca de vez. Mas evite pesar-se com muita frequencia. Nao adianta somar um suco detox hoje e se pesar amanha! Dependendo do organismo de cada pessoa, talvez uma semana ainda seja pouco para se avaliar os resultados de um programa de emagrecimento. Dependendo do seu grau de ansiedade, avalie se você consegue se pesar semanalmente, ou quinzenalmente. Ou caso voce tenha acompanhamento medico/nutricional, pese-se somente neles. Escolha UMA balanca – a de casa, a de uma farmácia, academia, do seu medico, enfim... e use ESSA como sua medida oficial. Duas balancas JAMAIS coincidirão, nao enlouqueça com isso!

- PARE DE SE PREOCUPAR COM A OPINIAO ALHEIA! – Alguem paga suas contas? As pessoas FALAM. Falam pq gostam. Pare de deixar de fazer as coisas pq “vão achar que vc está gorda”. Sim, podem achar. E dai? Como podem nao achar nada. Viva a sua vida e parece de depender da aprovacao dos outros para ser feliz! Fortaleça a SUA autoestima. Voce tem que ser bonita para VOCÊ!

- PARE DE ENGOLIR SAPO! Gordinhos sao tidos como pessoas legais, boazinhas, super gente boa. O lado obscuro dessa simpatia toda é que a maioria de nós esconde nossos sentimentos - comemos mágoas, ofensas, brincadeiras maldosas - as pessoas aprontam conosco e ao invés de reagirmos damos aquele sorriso amarelo pra disfarçar, e comemos. Mas choramos por dentro. Porque os outros nao podem sofrer e a gente pode?
Entao vamos virar o jogo? Pára de engolir sapooooo! Estar acima do peso nao te faz saco de ofensa para ninguém! As pessoas nos devem respeito, atenção, como devem a todas as pessoas. Nao se permita explorar, nao se permita ser desrespeitado, tratado como alguem inferior, pelo fato de estar acima do peso. VOCÊ TEM VALOR. NUNCA SE ESQUEÇA DISSO!

- NAO ADMITA QUE TE COBREM MAGREZA!!!! - O(a) companheiro(a) que anda comentando sobre o seu peso...primeiramente ele te ajuda a manter a boa forma? Ele incentiva a comer melhor? Ou é aquele que só come bobagens o tempo todo, só arruma programas engordativos e depois cobra de você um corpo magro? Primeiramente, O CORPO É SEU E VOCE FAZ DELE O QUE VOCE QUISER. Emagreça para você, se voce acha que precisa (por que só pra constar, você não é obrigada, tá? Mas isso é papo pra outro post). Quem diz amar você tem que te amar pelo que você É. Nao pelo tamanho da sua roupa ou do seu corpo. Quem te avalia assim...avalie VOCÊ se é essa a pessoa que você quer ao seu lado. A proposito seu namorado é o Paulo Zulu ou algo do tipo? Por que pra cobrar perfeição né amiga....

- VIVA ENQUANTO SE CUIDA! – Muita gente foca de tal forma no emagrecimento que começa a pensar que só vai poder ser realmente feliz, se divertir, ser aceita, ser amada, arrumar um emprego, um namorado, circular por ai...quando chegar no peso ideal. NADA DISSO! A VIDA É AGORA. Enquanto voce está fazendo o melhor pelo seu corpo, cuide da sua mente. Divirta-se, vá ao cinema, aprenda coisas novas,  saia com amigos, beije na boca, estude, PERMITA-SE SER FELIZ,  prepare-se para o que voce quer da sua vida. A vida acontece enquanto estamos cuidando da nossa saude, e nao depois que alcançarmos nossa meta! Nao adie a sua felicidade em funcao de um corpo mais leve!

E é assim, mudando a sua postura diante da sua responsabilidade com o seu corpo e a sua saúde, e colocando a opiniao alheia no devido lugar, que voce começa a trilhar o caminho para se reencontrar e cuidar de si mesma com equilibrio pra sempre. E o emagrecimento será consequência inevitável de tudo isso.

Eu aplico todos esses principios na minha vida. E sou muito feliz assim. Me exercito e me alimento corretamente como um estilo de vida, e nao mais como uma dieta para emagrecer. Já é natural fazer isso. Nao tem começo nem fim. E assim fica muito mais fácil de fazer. 

Bora começar?



Março começando,  mês internacional da mulher! Que tal se propor dedicar o mês a si mesma? Priorizar-se nesse mês?

Se você anda protelando algumas atitudes na sua vida, que tal decidir que MARÇO SERÁ O MES EM QUE VOCÊ VAI AGIR?

Determine as atitudes que você quer tomar esse mês. Nao sabe por onde começar? Sei lá, te dou algumas dicas:
  • ·   Se voce busca emagrecer: anotar tudo o que come, determinar se exercitar pelo menos 30minutos 3x por semana para começar, beber mais água, reduzir a quantidade de refrigerante, entre tantas outras;
  • Se voce busca dar um UP na sua auto-estima: Que tal pesquisar sobre pessoas que sao como você, e que se amam, independente do tamanho? Existem blogueiras plus size, fashion, modelos internacionais que ditam moda por ai e celebradas no mundo todo. Esbanjam autoestima e feminilidade. Que tal começar a entender que você deve emagrecer nao para ficar bonita e sim para ficar SAUDÁVEL? Muitas coisas mudam quando sua forma de pensar também muda! 
  • ·     Se você quer dar um rumo na sua vida profissional:  ler artigos sobre algumas áreas do seu interesse, procurar cursos, seminarios – existem muitos eventos, gratuitos, que podem te dar mais informação sobre o que voce pretende fazer;
  • ·     Se você quer acertar sua vida financeira: decidir que esse mes nao vai comprar NADA que nao seja estritamente necessário para começar a acertar suas contas; começar a organizar suas finanças, anotando seus gastos diários, até o cafezinho; ver os seus gastos e entender onde podem ser feitas economias;
  •    Agendar aquele médico ou aquele exame que você está protelando há tempos – e comparecer à consulta, por favor!
  • ·    Se você quer parar de fumar: decidir que vai fumar UM cigarro a menos hoje. Só um. Quando conseguir fumar esse um a menos, tire mais um;
  • ·    Decidir que vai voltar a fazer aquela coisa que você amava e parou pela falta de tempo – decidir que voce vai se organizar para encontrar tempo para fazê-la!
  • ·      Tirar um tempo para cuidar da sua pele – nao precisa ir num salao ou clinica pra isso, a internet tem varias dicas de como cuidar de si mesma em casa, e com produtos que temos em casa as vezes encostados no armario;
  • ·    Desapegar do que nao nos serve mais – roupas, sapatos, relacionamentos tóxicos, tudo aquilo que nos impede de viver de forma mais leve e alegre;
  • ·       Procurar aquele amigo que você nao vê ha tempos;

·         
   Enfim, dedicar mais tempo e enegia com a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ.

E por favor nao tente fazer tudo de uma vez só. Você provavelmente ja tentou fazer mil coisas ao mesmo tempo e desistiu no meio do caminho. Escolha algumas coisas agora, e conforme for obtendo sucesso, adote outras medidas e fortaleça sua autoconfiança.

Esses são apenas alguns exemplos. O principal é: DÊ O PRIMEIRO PASSO. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO! EXPERIMENTE FAZER ALGO DIFERENTE, VENCER A SUA PROPRIA RESISTENCIA. VENCER O MEDO, A PREGUIÇA, A ANSIEDADE. O resultado pode ser surpreendente!

Escolha seus desafios para este mês. E depois nos conte como foi!