13 de maio de 1888.

Milhares de negros foram dispensados do serviço escravo. Depois de séculos de sofrimento, de terem sido sequestrados de seu país, torturados, maltratados, estuprados e explorados, foram dispensados por decreto por seus algozes. Sem dinheiro. Muitos analfabetos. Sem Terra. Sem perspectiva alguma. Com sequelas físicas e emocionais inimagináveis. E ainda convivendo com o ódio dos que perderam sua mão de obra não porque entenderam que a escravidão era desumana. Mas por força de uma lei. Em sua maioria foram formando os que hoje conhecemos como favelas. E ali se estabeleceram e criaram seus filhos e netos. Sem condições básicas de saúde, educação habitação e segurança. E perpetuando um ciclo de pobreza e exclusão do qual alguns, a custa de MUITA luta, conseguiram escapar.

128 anos depois o reflexo do crime cometido neste país se encontra nas ruas: negros e afrodescendentes sao maioria nas penitenciarias, na populacao de rua, nos manicômios. Negros sao as maiores vitimas de violencia domestica, obstétrica e policial.

128 anos depois ainda comemoramos quando UM negro chega ao STF, quando UM negro contraria a estatística e ascende cultural e socialmente. UM NEGRO.... num pais com mais de 50% de população negra.

Quando vc entra num hospital e ve a maioria de medicos brancos e funcionarios de limpeza negros, quando vc entra num banco e quase nao ve gerentes negros, quando voce, negro, só se vê em posicoes subalternas e em empregos de baixos salarios, enas páginas policiais, saiba: NÃO É OBRA DO ACASO. Ainda vivemos a herança de uma abolição que DESPEJOU OS NEGROS NAS RUAS MAS NAO DEU DIGNIDADE A NINGUEM. Seu caminho eh propositadamente mais dificil, para você que fique exatamente onde está. Onde o racista ACHA que é o seu lugar. 

Entao hoje eh um dia nao de comemoracao, mas de reflexão, de luta!
Luta para que a historia dos negros seja contada corretamente nas escolas!
Luta para que cada vez mais jovens negros tenham acesso a educação e assim tenham perspectivas de futuro melhor;
Luta para que cada vez nosso povo se RECONHEÇA E se EMPODERE. Um povo consciente de sua origem e seu valor, eh um povo forte.
Luta para que cada ação racista seja mostrada e desconstruida! Nao toleramos mais!
Luta para que um dia vermos uma classe negros instruídos, bem sucedidos em cargos decisórios e nao mais subalternos, nao seja motivo de ESPANTO.  
Luta para que a SUA PROPRIA HISTORIA MUDE, através da educação e da cidadania!!
Luta para que um dia, tenhamos algo a comemorar.